sexta-feira, setembro 09, 2005

NARITA 008 - 2005/09/08

Boa noite. Equipa de bordo desfalcada, pela falta da nossa hospedeira de bordo. Deste lado contam então com as instruções de voo de Fernando Ferreira e Olga do Vale.


Embarcamos todas as quintas-feiras pelas 21 horas. Terminal 107.9, aeroporto internacional de Tóquio, NARITA. Nesta quinta-feira, 8 de Setembro, seguimos viagem para o nosso destino: VK, Visual Key.

Equipa de Bordo: Fernando Ferreira e Olga do Vale

Destino: VK - Visual Key

O Visual Key insere-se na J-Pop, se pensarmos que J-Pop é um conceito relativo e correspondente a toda a música não tradicional japonesa. VK será não mais que um subgrupo da J-Pop, ou mais especificamente Japanese Rock (J-Rock). O movimento musical VK surgiu durante os anos 90, e o termo não se refere a algum tipo específico de sonoridade, mas ao seu significado mais imediato: o visual das bandas.

Os elementos das bandas são geralmente homens, ainda que se apresentem com um visual muito particular, conferindo-lhes o estatuto de personagens andróginas. Algumas das polaróides abaixo exemplificam na perfeição o conceito Visual Key.Maquilhagens marcadas, vestuário extravagante, remetendo-nos para os anos 80, e postura teatral em palco também fazem parte da cultura VK, maioritariamente seguida por adolescentes do sexo feminino.

Visual Key é deste modo, mais um tipo de bandas do que um estilo musical. O visual é elaborado através de muitas influências, como personagens de jogos de computador ou de séries de anime. Frequentemente estas bandas, e embora toquem J-Rock, são confundidas com bandas góticas, devido à apresentação das mesmas. No entanto o movimento gótico japonês rejeita partilhar esse estatuto com o VK, atribuindo título próprio ao cruzamento entre o visual gótico e o VK, Gothic Lolita. Não tendo este termo qualquer conotação sexual, apenas querendo remeter o conceito para uma combinação de meigo e infantil.

Alinhamento:

1. Malice Mizer – Seinar Koku Eine no Inori

Exemplo de Gotich Lolita são os primeiro passageiros de hoje, os Malice Mizer, cujo vocalista da banda é o responsável pela popularização do estilo Gothic Lolita, privilegiando as roupas de estilo vitoriano. O que começou por ser uma sub cultura no final dos anos 90 é actualmente um género popular no Japão. Malice Mizer são uma das bandas que mais influenciou o Visual Key. Formados em 1992, e compostos por 3 elementos, Yuki, Gaz e o carismático vocalista Tetsu. Eles próprios dividem a carreira em 3 eras, a Tetsu Era (1992-94), a Gackt Era (1995 – 1999), e a Klaha Era (2000 – 2001).

2. Laraine – Trailer
3. Moi Dix Mois – Perish

É o mais recente projecto de Mana, um japonês oriundo de Hiroshima e com formação em música clássica. Depois de uma incursão pelo punk e pelo indie, e inspiraoa pelo movimento Gothic Lolita e pelos Marice Mazer criou, em 2001, o projecto a solo Moi Dix Moi.

Image hosted by Photobucket.com

4. Janne da Arc - Claw Mark of Maria
5. Gazette – Kazou
6. Kozi - Grottesca
7. Vidoll Vidooru - Sanga Korondai

São compostos pela dupla Rame e Tero, que se juntaram em 2002. Embora não sendo tão populares comoalguns dos passageiros anteriores, os Vidoll obtiveram um grande sucesso na Europa e Japão, pautando-se por uma sonoridade única, misturando sons melódicos com sons perturbadores, mas sempre encantadores.

Image hosted by Photobucket.com

8. Laputa - Off

Os Laputa são constituídos por 4 elementos, Aki (Voz), Tomoi (Bateria), Junji (Baixo) e Kouichi (Guitarra), tocam J-rock e formaram-se em 1993. Tiveram uma carreira bastante discreta que terminou em 2000, com a edição de um best of.

9. Duel Jewel – Rain

Duel Jewel é um quinteto composto por Shun e Yuka (Guitarra), Hayato (Voz), Natsuki (Baixo) e Val (Bateria). Oriundos de Tóquio, conheceram-se e formaram-se, em 1997, durante o liceu, mantendo-se ainda em actividade. Alcançaram rapidamente o sucesso e contam com duas mãos cheias de actuações pelos EUA. Embora sejam conotados com Visual Key, têm uma identidade própria, variando o repertório entre músicas calmas, interpretadas pela voz melódica de Hayato, e os gritos estridentes do mesmo acompanhados por solos de guitarra.

10. Buck Tick – My Baby Japanese

São uma banda de J-Rock e frequentemente são conotados com o Visual Key. 25 Anos depois da sua formação, contam na bagagem com 26 álbuns editados e outro pronto com data de lançamento no final deste ano. O nome inglês foi herdado do japonês Baku Chiku e têm como líder e mentor o guitarrista Hisashi Imai.

Image hosted by Photobucket.com

Com os Buck Tick terminámos a viagem de hoje. Tempo para as despedidas. Nós por cá e por lá, no Japão, regressamos para a semana no mesmo horário. Sayounara.

Sem comentários: