sexta-feira, outubro 14, 2005

NARITA 012 - 2005/10/14

Boa noite. Prontos para o décimo segundo vôo com partida de NARITA. Hoje num vôo a caminho da nova grelha da Rádio Universidade de Coimbra, a comandar o vôo está Fernando Ferreira e já sabem que podem contar com a vossa hospedeira de bordo, eu, Sara Mendes. Reajustamento dos horários de vôo: a partir da próxima semana os vôos com partida de Narita terão lugar aos Sábados entre as 21 e as 22 horas, com replay nas noites de 3ª para 4ª às 3h da manhã. Apesar das alterações, continuaremos como sempre a lançar um olhar sobre o que se faz pelo Japão em termos de música e não só. Partida do terminal 107.9, aeroporto internacional de Tóquio, NARITA.

O destino de hoje, quinta-feira, 13 de Outubro, é o J-Rock. Descendente do rock psicadélico ocidental, o J-Rock, abreviatura para Japanese Rock, surge no Japão no final da década de 60 do século passado inicialmente por grupos que imitavam os seus ídolos anglo-saxónicos. Tal como nesses países, também no Japão este estilo musical se aliou a movimentos políticos juvenis, nomeadamente às revoltas estudantis de Quioto.


O Rock a nível mundial evoluiu e também o J-Rock foi evoluindo, gerando vários sub-estilos e ajudando a criar vários novos panoramas musicais no Japão, desde o noise rock e ao folk rock.
Já de fundo ouvimos Shulla com RINRIN no Negai goto.

Shulla – RINRIN no Negaigoto

Gackt - Wasunerai Kara

Hyde – Evergreen
Formados no início dos anos 90 em Osaka, os L’arc en Ciel tiveram várias formações. A mais recente conta com Yukihiro, Ken, Tetsu (o fundador) e Hyde, o líder da banda também conhecida por Laruku. Actualmente, os diversos membros da banda desenvolvem projectos a solo, como Hyde que acabámos de escutar. Apesar disso a banda oficialmente não se desfez, tendo inclusivamente encetado uma reunion tour em 2003. Dos L’arc en Ciel ficamos com Ray Honey.

L’arc en Ciel – Ray Honey

Glay – Way of Difference

Uma das bandas mais populares no Japão, e também em toda a Ásia, é constituída por Hisashi, Jiro, Takuro e Teru. Falamos dos Glay, oriundios de Hakodate, cujo nome é deliberadamente uma má pronunciação do termo inglês gray, significando o leque entre o preto e o branco que a banda pretende abranger com a sua música. Na verdade, ao longo de dez anos os Glay têm composto êxitos atrás de êxitos, sempre com um som renovado. Aqui ouvimo-los com Way of Difference.

Segue-se outra das incontornáveis bandas do J-Rock – os X-Japan. Banda de culto um pouco por todo o lado, começou a ser congeminada por Yoshiki e Toshi em 1976, quando ambos tinham apenas 12 anos – na altura decidiram chamar-se apenas X. O som desta banda é assumidamente hard rock, como se pode comprovar no tema que já se ouve de fundo, Silent Jealousy.

X-Japan – Silent Jealousy

Durante a próxima semana, será possível visitar o Japão em Portugal. A equipa de vôo do Narita sugere uma passagem pela Cinemateca Portuguesa, onde, de 20 a 22 e 29 de Outubro, decorrerá um mini-ciclo de cinema japonês, com o patrocínio da embaixada do Japão e Japan Foundation. Kenji Mizoguchi e Yasuhiro Ozu são dois dos realizadores a serem vistos ou revistos neste mini-ciclo.


Também no final deste mês, a Anipop (Associação Juvenil para a divulgação da cultura japonesa) realiza um evento dedicado à animação e cultura nipónicas. Anime, Cosplay e workshops de desenho são alguns dos atractivos deste festival a realizar entre os dias 28 e 30 de Outubro, na delegação de Lisboa e Vale do Tejo do IPJ, no Parque das Nações em Lisboa.

Image hosted by Photobucket.com



Endorphine – The Game

Luna Sea – Into the Sun
Descobertos pelos X Japan, os Luna Sea iniciaram a carreira em 1989 e foram quase tão populares com a banda que os trouxe para a ribalta durante a década de 90. Terminaram a sua carreira em 2000, com dois dias de concertos esgotados no Tokyo Dome. Foram eles que nos elevaram ao Sol com este Into the Sun.

Chega ao fim este vôo de Narita sobre o J-Rock, hoje que estreia em território nacional, mas não ainda em Coimbra, o tão esperado último filme saído dos estúdios Ghibli – Howl’s Moving Castle, em português “O Castelo Andante”. A hora de chegada é a prevista. Mais informações em naritaruc.blogspot.com. Nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem. Relembramos as novas coordenadas dos vôos a partir da próxima semana: Sábados entre as 21h e as 22h, já a partir de dia 22.

Cali Gari – Goodbye

Sem comentários: