segunda-feira, dezembro 19, 2005

Narita 020 - 2005/12/17

Vigésimo voo com partida de NARITA. Código de embarque : terminal 107.9, aeroporto internacional de Tóquio, NARITA. Para o programa de hoje recuperamos o tema do programa número 003, OST de séries de anime.

Equipa de Bordo: Fernando Ferreira e Olga do Vale

Destino: OST Shounen Anime


Shounen anime são séries animadas cujo público alvo é de sexo masculino e em idade adolescente. Estas séries têm como pano de fundo desportos, lutas, aventuras, policiais e/ou super-heróis. Muita acção, movimento e cores é que se pode esperar deste tipo de animes.

Alinhamento:

1. Ichirin no Hana - Bleach
2. Houki Hoshi – Bleach

Esta série conta a história de Ichio, um rapaz de 15 anos oriundo de Karakura, que desde criança é capaz de ver espíritos e falar com eles. Apesar disso ele consegue ter uma vida normal de adolescente até à noite em que uma rapariga misteriosa chamada Rukia entra no seu próprio quarto.

Rukia acaba por confessar que é um Shinigami (Deusa da Morte) e caçadora de espíritos malignos, e como está debilitada acaba por pedir ajuda a Ichio. A partir deste momento estão reunidos os ingredientes para uma série cheia de acção e cenas de luta, bem ao estilo Shounen.

3. Opening Theme – Captain Tsubasa
4. Action Theme – Captain Tsubasa Road to 2002

Série exibida na televisão portuguesa e que tem como pano de fundo o futebol. De certo todos se lembram dos jogos que duravam 3 ou 4 episódios da série. O anime está dividido em várias séries. Na primeira faz a apresentação das principais personagens, destacando-se o avançado Tsubasa e o guarda-redes Genzo, a segunda fase é o campeonato japonês de juvenis, depois o campeonato do mundo de sub16, e finalmente a série Captain Tsubasa rumo ao campeonato mundial em 2002, realizado precisamente no Japão.

5. We Gotta Power (DBZ Opening) – Dragon Ball Z
6. Dan Dan Kokoro Hikareteku – Dragon Ball GT

Os temas anteriores são de um anime que dispensa apresentações, Dragon Ball. Uma das séries animadas que mais sucesso fez em Portugal e no mundo. Muitas lutas, muitos heróis, muitos anti-herois, muita comédia e muita acção fizeram desta série um produto de culto. E mesmo para os mais cépticos, aconselha-se a primeira season do anime, que é simplesmente genial.

Image hosted by Photobucket.com

7. Cruel Angel Thesis – Evangelion
8. Ritsuko’s Theme – Evangelion

Para sabermos mais sobre outra série de culto é necessário avançar até ao ano 2015, onde se desenrola a acção do anime. Depois de uma catástrofe que provocou o degelo do Pólo Sul e eliminou metade da população, os humanos voltam a enfrentar-se a uma ameaça: uma espécie de anjos gigantescos e de origem desconhecida que geram pânico entre os sobreviventes terrestres, que desta vez têm uma ajuda extra para enfrentar o novo perigo, os Evangelion. Super robots que representam a única esperança na vitória. Os estúdios Gainax são os responsáveis por mais uma excelente série animada.

9. Haruka Kanata - Naruto
10. Ima Made Nando mo – Naruto

A história começa com uma luta entre um mestre e um demónio com forma de raposa, um Kyubi. Esta cena passa-se numa pequena aldeia e termina com a vitória do mestre que posteriormente decide encarcerar o espírito do demónio no corpo de um recém-nascido, precisamente o corpo do nosso herói, Uzumaki Naruto.


Naruto transforma-se num adolescente rebelde que sonha ser ninja, e o melhor Hokage da aldeia. Entretanto o segredo que guarda com ele vai envolve-lo em muitas aventuras, nas quais vai contar com a ajuda do mestre Iruka, e dos amigos Sakura e Sasuke.

11. Sobakasu – Rurouni Kenshin
12. In Memories – Rurouni Kanshin (OVAs)

Outra série que dispensa apresentação é Rurouni Kenshin, que ficou conhecida em Portugal como Samurai X. O anime decorre em meados do século XIX, durante a revolução Meiji, que significou o inicio de uma nova era no Japão. Mas a vitória dos reformistas apenas foi possível porque estes contaram com a ajuda de um assassino implacável com a alcunha de Hitokiri Battosai, que depois da vitória desapareceu sem deixar rastro.

O anime começa 10 anos depois disto, quando supostamente o Battosai estaria de volta a Tóquio praticando uma série de assassinatos. Kaoru é uma jovem que vê a academida dela implicada com estes assassinatos e resolve procurar o famoso assassino, acabando por encontrar Kenshin Himura, um vagabundo que luta com uma espada de gume invertido. No ar fica a dúvida se este ser aparentemente inofensivo será na realidade o terrível Battosai, o último samurai. A série anime é precedida por 6 OVA que contam a história de Kenshin até ao inicio da série, que na minha opinião são bem superiores ao anime.

Image hosted by Photobucket.com

13. Megami no Uta Da – Saint Seiya
14. Opening Theme – Saint Seiya

De fundo temos uma música de uma série que nos faz recuar alguns anos na nossa memória televisiva. Megami no Uta Da é um dos temas da série Saint Seiya, um dos primeiros animes shonen a chegarem a Europa e que ficou conhecida com Cavaleiros do Zodíaco. São precisamente estes cavaleiros que usam a força do cosmos para proteger o Universo.

A história baseia-se em vários jovens que tentam vencer torneios e ganhar uma das míticas armaduras dos Cavaleiros do Zodíaco, que posteriormente serão convidados a entrar num torneio em que o prémio é a armadura de ouro de Sargitário, a mais poderosa de todas. Esta armadura é roubada por Ikki e os outros cavaleiros vão persegui-lo até a recuperarem.

15. Yuugi Theme – Yu Gi Oh
16. Opening Theme - Yu Gi Oh
17. Kaisei Josho Hallelujah – Yu Gi Oh

Para o fim deixámos uma série anime que está actualmente em exibição na televisão portuguesa, YU GI OH! Baseado nos mangas de Kasuki Takahashi, a história começa quando o avô de Yuugi lhe oferece um quebra-cabeças egípcio, que não é mais que um artefacto mágico que contém o espírito de uma faraó. Quando Yuugi acaba o quebra-cabeças o espírito Yami é libertado e juntos foram uma equipa para combater num duelo de Magic and Wizards, do qual dependerá o destino da humanidade.

Nós por cá e por lá, no Japão, estamos de volta para a semana à mesma hora. Até lá, deixem-se ficar ligados dos 107.9.

Sayounara

Sem comentários: