sábado, janeiro 14, 2006

Narita 23 - 07.01.2006

Vigésimo terceiro vôo com partida de NARITA através do ano de 2005. Durante uma hora estivemos na companhia das edições nipónicas do ano que se encerrou, escolhas a dedo da lista alfabética dos destaques musicais do ano de 2005 desta equipa de bordo. Partida do terminal 107.9, aeroporto internacional de Tóquio, NARITA.

Equipa de bordo: Fernando Ferreira e Sara Mendes

Destino: Japão 2005

Início de vôo com uma banda cujo nome surgiu de uma música dos Melvins - os BORIS de Wata, Takeshi e Atsuo. Depois de colaborações com Keiji Haino, Sunn O))) ou Merzbow, os Boris regressaram em 2005 aos discos com a edição de dois álbuns: Pink e Soundtrack to the film "Mabuta No Ura". De Pink, que terá edição mundial em 2006, ficámos com Parting.

1. Boris - Parting
2. Mono & World's End Girlfriend - Untitled #2

Seguimos depois com os Mono com os World's End Girlfriend, que em 2005 editaram Palmless Prayer & Mass Murder Refrain.

3. Pita & Tujiko Noriko - Angel
4. Capsule - Sora Tobu Toshi Keikako

No espaço de seis meses, a banda que se seguiu conseguiu pôr dois álbuns nos escaparates. Falamos dos Capsule, a banda de Yasutaka Tanaka, que em Fevereiro de 2005 lançou Nexus-2060 e quase no final de Setembro editou LDK - Lounge Designers Killer. Foi exactamente com este Lounge Designers Killer que avançámos neste vôo do Narita, depois de termos feito uma paragem em Angel por Pita & Tujiko Noriko.

5. Macdonald Duck Eclair - Le Diable
6. Teriyaki Boyz - Kamikaze 108

2005 viu surgir também o segundo álbum para os Macdonald Duck Eclair, ou MDDE. O trio de Michi, Yuki e Toyomu editou o sucessor de "Short Short" já no Outono e decidiu chamar-lhe "The Genesis Songbook". Num som mais electro-rock que no álbum de estreia, ficámos com uma faixa deste novo álbum para os Macdonald Duck Eclair, Le Diable. Passagem depois pelos Teriyaki Boyz, que em 2005 lançaram Beef or Chicken - desse álbum escutámos Kamikaze 108.



Antes de chegarmos à escala seguinte, voámos sobre The Great Man por Ziong Head e Discography por Straightener.

7. Ziong Head - The Great Man
8. Straightener - Discography
9. Vola & The Oriental Machine - Waiting For My Blood

Em 2005 houve espaço para a formação de inúmeras bandas, entre as quais os Vola & the Oriental Machine, banda que conta com Ahito Inazawa que antes figurava nos Number Girl. Com o primeiro álbum, WaIting For My Food, quase quase a sair, pairámos sobre Waiting For My Blood do EP "Demo" de 2005.

Entretanto, referência aos eventos que se avizinham e permitirão um contacto mais próximo com o país do Sol Nascente - falamos de "Kodo - Tambores do Japão", espectáculo a subir ao palco do Grande Auditório do CAE (Centro de Artes e Espetaculos da Figueira da Foz) a 19 de Março pelas 21h30 e também do concerto na Casa da Música de Ryuichi Sakamoto e Alva Noto a 11 de Junho para apresentação do seu mais recente trabalho "INSEN". Duas excelentes propostas para marcarmos na agenda de 2006.

De regresso ao diário de bordo, prosseguimos o vôo pelas edições nipónicas de 2005 com outra banda prolífica no ano passado - os Doping Panda, que conseguiram pôr cá fora dois álbuns, ou melhor dizendo, o quarto e quinto mini-álbuns para a banda de Taro Houjou, Yutaka Furukawa e Hayato. O primeiro destes dois mini-álbuns foi lançado em Abril com o título de High Fidelity, o segundo em Agosto sob o título High Pressure. Enquanto esperamos pelo lançamento do novo single da banda, Miracle, em Fevereiro, voámos com um tema de High Fidelity, Ya Ya.

10. Doping Panda - Ya Ya
11. Perfect Piano Lesson - Two Hundred Forty One Mondays



Aterramos em 2006, um ano que se espera tanto ou mais frenético que 2005 nas edições musicais nipónicas. Para sonorizar a aterragem escolhemos os Perfect Piano Lesson e o tema Two Hundred Forty One Mondays.

A equipa de bordo aguarda os vossos comentários, esperando que tenham tido uma boa viagem. Nós por cá, e por lá, no Japão, regressamos na próxima semana com o horário de vôo habitual.

Sem comentários: