segunda-feira, janeiro 30, 2006

NARITA 26 - 28.01.2006

Vigésimo sexto vôo com partida de Narita descolou da pista dos 107.9 em modo solitário: sentada na cadeira de piloto apenas Sara Mendes, enquanto a restante tripulação gozou uma merecida folga.

Quase seis meses depois do início dos vôos regulares na antena da Rádio Universidade de Coimbra, regressámos às raízes, ou quase. Se no primeiro vôo de Narita seguimos em direcção ao Shibuya-Kei, desta vez voámos sobre o Neo-Shibuya-Kei, também chamado Future-Pop.
Partida do terminal 107.9, aeroporto internacional de Tóquio, NARITA.

Como talvez se lembrem, Shibuya é a zona de moda de Tóquio e um dos spots preferidos do mundo artístico japonês. Não existe propriamente uma definição para o estilo Shibuya, mas pode dizer-se que é uma "reconstrução" da música feita desde os anos 50 até aos finais do século XX. O Neo-Shibuya-Kei, de um modo simples, é o Shibuya dos anos zero, um pouco mais electrónico, colorido, divertido, querido e excessivo que o estilo do século passado.

Nesta viagem contámos com passageiros símbolos do Neo-Shibuya, começando com Toyomu, Michi e Yuki, que é o mesmo que dizer os Macdonald Duck Eclair, que embarcaram ao som de My Honey Dip.

1. Macdonald Duck Eclair - My Honey Dip

As tonalidades electrónicas estão muitas vezes presentes no Neo-Shibuya. Exemplo disso são os segundos passageiros da noite: dois produtores tecno (Mitsuto Suzuki e Takashi Watanabe) e uma voz feminina (Michiyo Honda) oriundos de Tokyo. Os três formam os Overrocket, cujo tema Voice passou pelo ar dos 107.9.

2. Overrocket - Voice
3. MISSWONDA - Arabesque

A electrónica na voz de MISSWONDA também passou pelo vôo Neo-Shibuya de NARITA, com o tema Arabesque.
Existe um extremo colorido no neo-shibuya, especialmente no aspecto visual e gráfico dos discos e das bandas. Levado ao extremo, o código de cores é mesmo o nome de uma banda: os YMCK, trio de Midori, Yokemura e Nakamura. Ficou para ouvir Yellow, Magenta, Cyan, Black.

4. YMCK - Yellow, Magenta, Cyan, Black
5. Pine*am - Gymnopedie 01



Embarque animado do trio feminino de Osaka, as Pine*am, com Gymnopedie 01, um tema que pode ser encontrado no primeiro mini-álbum homónimo da banda.
Entretanto, tempo para algumas sugestões nipónicas por terras lusas. Aproxima-se a passos largos "Anime Weekend Aveiro 2006". De 16 a 19 de Fevereiro, no Parque de Exposições de Aveiro, toda uma série de experiências, desde exposições a concertos, passando por workshops e karaoke, visam mostrar as várias tendências da cultura moderna japonesa. Entretanto, e desde 27 de Janeiro, quem passar pelo Restaurante A Taberna no parque verde da cidade de Coimbra pode experimentar um dos pratos japoneses mais conhecido em todo o mundo, o SUSHI. A ementa completa pode ser consultada no nosso diário de bordo aqui e pode ser saboreada até 3 de Fevereiro.

Regresso à música e ao Neo-Shibuya, com os Elektel e o Midnight Samba que proporcionou a banda sonora perfeita para os momentos sempre importantes de sugestões culturais e não só.

6. Elektel - Midnight Samba
7. Pal@Pop - Love Like The Sun

Ritmos mais dançáveis pelos Pal@Pop de Kenichi Takano neste Love Like The Sun. Entretanto os novaFASE touxeram mais notas coloridas e tomaram o seu lugar neste vôo de Narita, com Worlds Chorus.

8. novaFASE - Worlds Chorus
9. Nagisa Cosmetic - Cosmetic Happy
10. Hazel Nuts Chocolate - Love + Peace + Ice Cream

O lado visual nunca é descurado nos artistas que se inserem na corrente Neo-Shibuya, assumindo por vezes um papel fulcral. Talvez seja daí que tenha vindo a inspiração aos Nagisa Cosmetic para o Cosmetic Happy que ouvimos lá atrás. Aliás, o aspecto visual é uma das imagens de marca da banda que ainda se ouvia de fundo, Hazel Nuts Chocolate, com Love + Peace + Ice Cream.
Seguiram depois os Capsule, a banda de Yasutaka Tanaka, eles que estiveram bastante activos durante 2005. Para ouvir ficou Tokyo Smiling.

11. Capsule - Tokyo Smiling



Quase no final do vôo, uma novidade. Já está anunciada para Portugal a estreia de Ghost In The Shell 2: Innocence. A partir de 23 de Fevereiro será então possível ver nas salas de cinema nacionais a obra do realizador Mamoru Oshii. Uma boa notícia para os fãs de Anime e não só!
Pelo NARITA, regressámos à rota Neo-Shibuya. Tempo para ouvir os Sonic Coaster Pop, banda de Chinatsu Furukawa e Akira Suzuki. O título da música é sugestivo: "Attraction Pop".

12. Sonic Coaster Pop - Attraction Pop

Final do vôo Neo-Shibuya de NARITA. A hora de chegada é a prevista. Guia de viagem de fácil consulta sempre aqui pelo nosso blog.
Nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem. Voltamos a embarcar no próximo Sábado entre as 21h e as 22h. Boa noite!

Sem comentários: