domingo, setembro 03, 2006

NARITA #55 - 02.09.2006

Regressamos às longas, complexas e harmoniosas melodias oito meses depois do primeiro programa dedicado ao Rock Progressivo.

Este estilo músical caracteríza-se, como já foi dito por composições longas, vocalizações pouco usuais e uso harmonias vocais múltiplas, apesar de muitos dos temas do Rock Progressivo serem instrumentais.

O uso proeminente de instrumentos electrónicos, particularmente de teclados como órgão hammond, piano, mellotron, sintetizadores Moog (moog modular e minimoog) em adição à combinação usual do rock de guitarra, baixo e bateria. É também comum ouvirmos enormes solos de praticamente todos os instrumentos, expressamente para demonstrar o virtuosismo dos músicos.

Outra caracterista do Rock Progressivo era a "degustação do som". Muitas frases musicais eram dependentes de como o som se propagava, e se desenvolvia. Havia muito espaço para a apreciação dos sons inovadores desenvolvidos nos sintetizadores. Fazia-se música para a apreciação do comportamento do filtro de ressonância e de outros aspectos interessante presentes nos sintetizadores.

01. Far Out - Four Minds
02. Cosmic Invention - Help Your Satori Hand
03. Kazuki Tomokawa - Hodokyo
04. DMBQ - I'm on my feet again
05. Kousokuya - The Miricle
06. Taj Mahal Travellers - July 15, 1972
07. Left - Stand

Para mais informação sobre algumas das bandas e do Rock Progressivo podem viajar até aqui.

Sem comentários: