terça-feira, dezembro 12, 2006

NARITA #68 - 09.12.2006

Coordenadas de voo para a sexagésima oitava viagem de Narita traçadas e comunicadas à torre de controlo: durante uma hora debruçámo-nos sobre mais uma letra, neste caso uma letra bastante especial – o R. Pedimos a todos os passageiros que apertem os cintos e levantem os tabuleiros. Partida do terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: NARITA.

Actualmente, no Japão utilizam-se quatro tipos de alfabetos: o latino ou romano, o kanji (que veio da China), o katakana (usado para palavras estrangeiras e onomatopeias) e o hiragana, que é usado apenas para palavras de origem japonesa. Se nos países ocidentais o R se pronuncia assim mesmo – "erre" – no Japão tal pronuncia não existe. Para pronunciar o "r", deve-se dobrar ligeiramente a língua, de modo que a ponta toque levemente na gengiva. Assim, a pronúncia desta letra acaba por soar a algo entre o "r" e o "l" ocidentais.

Dada a introdução fonética e gramatical, levantámos voo. Enquanto deixámos que treinassem a pronúncia, deixámos uma selecção de artistas cujo nome se inicia com R. Descolagem com Rei Harakami ao som de Last Night. Treinamos a pronúncia?

1. Rei Harakami - Lat Night
2. Rururu - Kobounohana

Passagem por diversos estilos nesta viagem. Depois de uma descolagem calma e progressiva, prosseguimos com um dos estilos recorrentes nas emissões de Narita, o Visual Kei. Recebemos Yuki, Kazuki, Yukito e Hiro, o quarteto que, no final dos anos 90, dava pelo nome de Raphael. Uma banda que teve um final prematuro - mas como muitas vezes o final de uma banda significa o início de outro projecto, e porque nos dedicámos à letra R, recuperámos mais para a frente Yuki e Hiro no projecto que nasceu das cinzas dos Raphael, os Rice.

3. Raphael - Eternal Wish
4. Runt Star - If You Really Love Me

Aproveitámos os últimos acordes de If You Really Love Me de Runt Star para relembrar os ouvintes que o voo desta semana era dedicado à letra R. Seguiu-se uma pequena lição - atenção pedida para um treino de dicção com um exercício em torno da pronúncia do R. Logo depois, um pouco de reggae trazido por Kitetsu Takamiys e amigos - os Reggae Disco Rockers subiram a bordo com Inside My Life.

5. Reggae Disco Rockers - Inside My Life
6. Rhymester - Tousou No funk

Dj Jin e Mummy D a deixarem a sua marca na viagem de Narita - os Rhymester trouxeram-nos Tousou No Funk. Como a viagem já ia adiantada, começámos a abrandar o ritmo para uma aterragem em segurança. Sons mais envolventes e ritmos mais calmos foram as propostas que se seguiram, todas em tons de R. Começámos com Radiq e as suas coordenadas electrónicas de Till The Dawn, passando depois pelo space-rock dos Rovo. Uma oportunidade para pairar so som de Astrovo...

7. Radiq - Till The Dawn
8. Rovo - Astrovo
9. Ratn - Saigo No Hi

Chegámos ao final da viagem desta semana de Narita, e depois de muitos R's foi tempo de aterrar, mas ainda houve tempo para mais três propostas: a sugestão dos Red Go-Cart para se deslocarem até ao aeroporto em My Bicycle, a prometida passagem pelos Rice e, para o final, um R japonês quase incontornável - Ryuichi Sakamoto com Participation Mystique.

10. Red Go-Cart - My Bicycle
11. Rice - Air
12. Ryuichi Sakamoto - Participation Mystique

Voltamos a voar daqui a duas semanas, uma vez que na próxima semana motivos futebolísticos impedem a descolagem em segurança dos voos de Narita. Regressamos Sábado, dia 23, entre as 21h e as 22h, com ligação especial na véspera de Natal às 10 da manhã.
Até lá, nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, desejando-vos boas pronúncias e boas viagens com a RUC!

Sem comentários: