sexta-feira, janeiro 26, 2007

Narita #73 - 27.01.2007

Sejam benvindos a bordo da septuagésima terceira viagem com partida de NARITA. Levantamos voo com coordenadas traçadas em direcção ao Japão e hoje levamos na bagagem uma colecção de pequenas músicas dedicadas a uma arte asiática bastante apreciada no ocidente: o bonsai. Partida do terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: NARITA.

Surgida inicialmente na China, por volta do ano 200 A.C., a arte de crescer pequenas árvores em contentores parece ter sido um reflexo das viagens dos curandeiros, que assim transportavam as suas plantas medicinais. Esta prática estendeu-se ao Japão durante o período Heian, mas a designação de “bonsai” para estas réplicas artísticas em miniatura das árvores naturais apenas começou a ser utilizada frequentemente bastante mais tarde, no período Meiji. Hoje em dia, a palavra “bonsai” é utilizada em referência tanto à arte original chinesa, como às suas derivações coreanas e, claro, nipónicas. Pelo NARITA de hoje, passamos por músicas inspiradas pelo tamanho dos “bonsai”, começando com este Little Girl Poems.

01. Piana – Little Girl Poems
02. Copter 4016882 - Little Kitty
03. Nobukazu Takemura - A Theme For Little

Ao contrário da crença popular, as árvores utilizadas no “bonsai” não são geneticamente modificadas, nem tão pouco são algum tipo de árvore especial. O crescimento das árvores é, isso sim, controlado, sendo a árvore moldada durante o seu crescimento para a forma desejada. Todo este processo artístico e de jardinagem requer uma série de técnicas, sendo as mais conhecidas e utilizadas as que envolvem a poda e restrição do crescimento das raízes (colocando as árvores em pequenos vasos), o uso de adubos especiais e de métodos de rega criteriosos ou a utilização de arames, que são enrolados em torno dos ramos e tronco da árvore até que estes lenhifiquem e tomem a forma desejada. Acima de tudo, o “bonsai” é uma arte de minúcia e pormenor, feita para jardineiros com paciência. Esperamos que mantenham a vossa e tenham cuidado com as tesouras, enquanto vos damos mais algumas pequenas músicas. Continuamos, para já, com Shulla, e Chibi.

04.Shulla – Chibi
05.The Pillows – Litlle Busters
06.Sylvia 55 – Little Bit More, OK

Fazemos uma pausa e tiramos as luvas de gardinagem para algumas notícias. É já no próximo Sábado, 3 de Fevereiro, que se realiza a J Rock Party II, na Galeria-Bar Café do Desassossego em Setúbal. A festa tem início pelas 16 horas – os fãs de J Rock e todos os outros, podem encontrar mais informação sobre esta festa em www.jrockparty.site.vu. Na semana seguinte, entre 5 e 11 de Fevereiro, a FNAC Chiado e a Ncreatures organizam uma semana dedicada à animação e banda desenhada japonesas. Desde exibições de Anime, à homenagem ao mestre Miyazaki, a FNAC Chiado, em Lisboa, acolhe, durante esta semana, apresentação dos trabalhos do estúdio Gonzo. Duas sugestões para o início de Fevereiro, duas oportunidades de experimentar o Japão em terras lusas. Falando de terra, calçamos de novo as luvas e tratamos um pouco mais do “bonsai”, o tema da viagem de hoje. Para já, mais uma música pequena: Little More Than Before, pelos 10 Feet.

07. 10 Feet – Little More Than Before
08. Masonna – Mother's Little Helper
09. Bleach – Little Piggy No 28

Geralmente, as árvores “bonsai” atingem dimensões entre os 5 e os 80cm. Dentro da pequena dimensão dos “bonsai”, existem, mesmo assim, algumas classes de tamanho. Por curiosidade, a mais pequena de todas, aplicada a “bonsai” com menos de 7 cm, designa-se por Mame. Em teoria, qualquer árvore pode ser usada na arte “bonsai”. Há, no entanto, algumas mais comuns, como as árvores do género Pinus, Acer, Ulmus, Junipeurs, Ficus e Rhododendron. Não é das mais usuais, mas as Jenny On The Planet sugerem uma cerejeira. Querem tentar fazer dela uma árvore “bonsai”?

10. Cubismo Gráfico – Mini-Microphones
11. Jenny On The Planet – Sleeping Cherry Tree
12. Color Filter – A Windy Day Under The Tree

Chegamos ao final da pequena viagem de hoje de Narita. Depois de tanto cuidado e paciência, esperamos que esta hora de viagem vos tenha convencido a criar a vosa pequena floresta artística: o “bonsai” é muito mais do que uma árvore num vaso, é uma obra de arte.

13. Lullatone – A Miniature Finalle

Sem comentários: