domingo, fevereiro 10, 2008

Narita #125 - 09.02.2008

Esta semana a viagem em direcção ao Japão seguiu sons mais ambientais e fez-se dentro de um tubo de ensaio. Durante uma hora, uma netlabel em destaque: a Test Tube e as suas edições nipónicas.

Partida do Terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio – Narita.

Uma sub-label da portuguesa Monocromática, a Test Tube apresenta já uma série de edições, todas com o objectivo comum da orientação para novos artistas explorando novas sonoridades. Entre as várias nacionalidades representadas, quer em toadas electrónicas ou acústicas, a Test Tube tem sido desde 2004 um espaço para a emergência de novas linguagens sonoras. Garantindo os direitos musicais para os artistas, esta netlabel possibilita aos seus visitantes uma experiência completa, disponibilizando as, até ao momento, 110 edições para download gratuito, incluindo o artwork criado para cada edição pelos seus designers. Uma experiência para todos os sentidos, sem formatos físicos, quase em textura etérea…

Para começar esta visita aos artistas nipónicos no catálogo da Test Tube, recuámos a 2006 e levantámos voo com o EP Forest de On_14.

01. On_14 – Forest (Part One)

Forest compila quatro temas de Aogu Yohsida, sob o seu pseudónimo On_14. Abrindo com um tema gravado ao vivo, o núcleo central deste EP gira em torno das duas partes de Forest, culminando com um brilhante After Summer. O uso de longos drones de guitarra é uma das notas constantes ao longo de todo o EP, por vezes acompanhados por discretas percursões - um mergulho e emersão sonoros constantes no cosmos, em composições a rondar os dez minutos. Mergulhámos novamente em Forest, para ouvir a segunda parte do tema.

02. On_14 – Forest (Part Two)

Tendo a sua própria netlabel – a On-Li Netlabel -, Aogu Yoshida não deixa de editar por outras, caso da Test Tube. Multifacetado, multi-instrumentalista e extremamente talentoso, este japonês de Tokushima é também o nome por trás de AO, mais um projecto editado pela Test Tube. As semelhanças com On_14 são fáceis de ouvir, mas as particularidades de AO fazem deste projecto de Aogu Yoshida algo mais que um outro nome. Na Test Tube, em 2005, lançou dois temas embrulhados sob o título Endlessly, Sweetly & Slightly. Convidamos os passageiros do Narita a fecharem os olhos e deixarem-se levar com um desses temas, o risco de luz trazido por Thyme.

03. AO – Thyme
04. Reso – Green Lamp

A última edição do ano de 2005 da Test Tube pertenceu a mais um artista nipónico – Reso, o nome usado por Yuusaku Kubota, também ele editado por várias netlabels. Continuámos a sonorizar o voo desta semana com longos drones e baixas frequências, na típica electrónica ambiental japonesa trazida por Reso. Cinco temas compõem Small Music, um título para não ser levado à letra. Depois da passagem pelo harmonioso Green Lamp, fizémos uma incursão pelos vários excertos que fazem os 19 minutos de Introversion.

05. Reso – Introversion
06. Irish – Square and Triangle

Irish é Irie Yoshihisa, nascido em Nagasaki. Irish foi também o primeiro projecto nipónico a editar pela Test Tube, com Understandings, um EP de 2005 que foi também a primeira edição desse ano da netlabel. O tom melancólico/científico está presente ao longo dos três temas incluídos nesta edição, com os computadores a assumirem o papel principal na interpretação. Para além de Coma and Pray e o curioso We played for about one hour but only 20 minutes had been recorded, Understandings inclui também Square and Triangle, o tema que esteve em escuta no Narita.

Entretanto, chegou a hora de aterrar este voo de Narita. A hora de chegada foi a prevista. Até que as luzes de cintos de segurança se desligassem, deixámos mais uma edição da Test Tube no ar. Aterrámos confortavelmente ao som de Invader e o último dos temas de Reikai Sounds, o paradoxo da sonoridade homem vs. máquina, uma edição de 2006 da Test Tube.

07. Invader – Reikai Sound 07

Nós regressamos para a semana, a partir das 21h de Sábado. Até lá, nós por cá e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem ao som das edições nipónicas da Test Tube!

Sem comentários: