sábado, janeiro 03, 2009

NARITA #166 - 03.01.2009

Primeira emissão para o ano de 2009 e um especial MiMi Records, a netlabel portuguesa que tem uma simpatia pelos artistas japoneses. Em destaque fica a edição número 100 e mais algumas artistas que pertencem a este catálogo totalmente gratuíto.

01. Asakomusic - Windy Hill Mill

Asakomusic é Asako Fujimoto, uma singer songwriter.
Nasceu em Osaka, e começou a fazer música em 1993 quando se mudou para Nova York.
Actualmente participa em imensos projectos de diferentes áreas musicais que vão desde o synth pop ao drum n' bass, das colaborações com djs até às apresentações de multimedia.

02. Caroline – Wonderlust

Caroline dispensa apresentações. É irmã da estrela do jpop Olivia Lufkin, mas decidiu não seguir o trajecto da sua irmã e foi de malas e bagagens para os Estados Unidos e procurar um rumo musical diferente. É o nome mais conhecido desta compilação e já editou pelo selo norte-americano da Temporary Residence ao lado de nomes como os japoneses Mono e os texanos Explosions in the sky.

03. Izumi misawa - Libra

Izumi Misawa, multi-instrumentista lançou o seu primeiro album em Abril de 2008 institulado “ Speaking behind the Raindrops” e no final deste ano contibuiu com o tema “Libra” para a compilação comemorativa da MiMi Records.

04. Kaede Mira – Menuett

“Divertimento 1” foi um dos EPs mais aclamados pela critica no mundo das netlabels e que pode ser adquirido gratuitamente na netlabel MiMi Records. Para esta compilação Kaede Mira volta a deliciar-nos com mais um tema dream toy pop experimental.
05. Le Mépris - Starethrough one
Apaixonada pelo cinema de Godard, Reiko Matane decide dar forma ao seu projecto musical o nome de um dos filmes do realizador francês, Le mépris.
Nasceu na capital japonesa no ano de 1975. Fez parte de imensas bandas indie e shoegaze mas foi o piano que a encantou. Agora chegou a vez de nos encantar com este tema Starethrough one.

06. Linda Bjala - Tomorrow

Linda Bjalla é o projecto a solo de Izumi Suzuki. Até ao momento participou em algumas compilações e actualmente tem criado música para filmes.

07. Miki Odagiri - From South

Provavelmente nunca ninguém ouviu falar de Miki odagiri. Ela usa o violino, piano, computador e outros instrumentos para criar uma involvência musical. Experimental. A edição anterior ficou a cargo da netlabel norte-americana Creation Centre.

08. Sachiko - The sea without...

Desta compilação é a artista com maior curriculum. Originária da cidade de Nagoya, Sachiko faz música e edita desde 1988. Começou com um projecto noise e depois avançou para as sonoridades mais psicadélicas do rock com os seus projectos Overhang Party e o duo feminino VAVA KITORA. Em 2006 lança o seu primeiro registo a solo e em 2008 oferece um tema para a compilação Mi100.

09. Teresa11 - Wake up in Africa
Unidade sonora composta por 3 mulheres: Rie Lambdoll (FREEMAN / CROSSBRED), Anri Muramatsu (FREEMAN) e Miyazaki (dos obscare-labs / condle attack / F.O.L).

10. Crossbred - Dance in dystopia (radio edit)
Duo composto por Rie Lambdoll e MAYUKo. Desde Outubro de 2003 que gostam de música noise, mas elevam-se acima do puro "noise".

11. Lili Hirakawa - Spectrum
Nasceu no sul do Japão em 1975. Estudou arte até aos 20 anos, e em 1998 ruma a Londres para trabalhar em alguns clubes.
Depois de deixar o Reino Unido, continua a viajar pelo mundo para encontrar novas pessoas, novos cenários, novos sons (e claro ir a mais festas). Actualmente vive em Tóquio.

Sem comentários: