sábado, outubro 09, 2010

NARITA #243

Equipa de bordo nos seus lugares, pronta para levantar voo em direcção ao Japão. Flaps testados e passageiros sentados, as coordenadas indicadas no computador de bordo parecem conduzir para um voo suave através de alguns nomes nipónicos do pós-rock, do rock progressivo e dos sons mais ambientais.

Partida do terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: NARITA!

Olhando para a lista de passageiros do voo, encontrámos vários guitarristas, vocalistas, percursionistas, magos da era digital e até um professor.
Na primeira fila encontrámos um coelho islandês, tradução directa de Kanina, uma banda conhecida por criar autênticos livros ilustrados em cada álbum. Na bagagem, Yukino, Yosuke e Kentaro trouxeram “A Short Story”, um conto sobre a procura do sentido da vida por parte de um pequeno rapaz nascido de uma lágrima da lua dourada.

01. Kanina – a short story #2
02. Antennasia – Pegasus

Em 1999, os clubes de Tóquio viam nascer um projecto a dois no universo da nova música digital. A voz de San aliou-se às programações de Nerve e juntos criaram os Antennasia. Reconhecidos pela comunidade downtempo e uma das bandas de eleição de Ryuichi Sakamoto, os Antennasia registaram Pegasus na sua bagagem de porão para esta viagem.
Pelo controlo de segurança passaram também Mitsuo Sakaguchi, Kenji Kariu e Yoshihiko Takeda. Check-in em grupo, como Cojo, uma unidade industrial de jazz, responsável pelo tema que se seguiu, Pool.

03. Cojo – Pool
04. Chihei Hatakeyama – Cave

De uma Cave nos arredores de Tóquio, Chihei Hatakeyama entrou directamente para um lugar em primeira classe na viagem desta semana. O guitarrista que foi nos seus anos de juventude deu lugar a um músico com uma profunda relação com os computadores, fazendo destes a sua principal plataforma musical actualmente.
Não tão devoto dos computadores será o passageiro que se seguiu, um cosmonauta acid-folk. Bongos, harpas vocais, sinos, flautas de bambú, bandolim, sons da natureza e, é claro, a guitarra, podem ouvir-se nos temas de Youji, detentor de um dos melhores bilhetes de ligação directa ao onírico e à poesia do Japão. Esta semana, Youji usou a sua "Time Machine Music" e levou-nos até Holy Place.

05. Youji – Holy Place
06. Masayasu Tzboguchi – Space Mbira

Masayasu Tzboguchi conhece bem os corredores da Universidade de Shobi, onde lecciona o curso de Jazz. Pianista e compositor de jazz com uma longa carreira, em termos tanto de discos como de conjuntos de que fez parte, Masayasu convidou para companheiros de viagem alguns amigos que o ajudaram a tocar Space Mbira.
Do lado Oeste de Tóquio e com os pés bem assentes no século XXI chegou mais um passageiro, ou melhor, oito! Ore Wa Konna Mon Ja Nai ou OWKMJ são, segundo os próprios, a resposta a "Inland Empire" de David Lynch. Neste voo mostraram-nos o Stadium que incoporaram num dos seus últimos álbuns.

07. OWKMJ – Stadium
08. Abend Land – Surface Of The Water

Um termo utilizado para designar o ocidente serve de nome a uma banda nipónica. Confusos? Abend Land eram esses passageiros paradoxais, acabados de emergir desta Surface of Water.
Entretanto, foram detectados pela equipa de bordo alguns intrusos neste voo. O pós-rock diz-lhes pouco e enveredam mais pelo pop e punk-rock. Primeiro Lodge e depois um comando utilizado para tornar os ficheiros legíveis em certos sistemas operativos: CHMOD 777.
Foi ao som das explicações destes dois últimos passageiros que chegámos ao fim da viagem, prontos para aterrar na hora prevista. Voltamos a embarcar na próxima semana. Até lá, nós por cá e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem e que tenham uma boa noite!

09. Lodge – 栞戻り
10. CHMOD777 – Points and Lines

Download podcast.

Sem comentários: