sábado, março 12, 2011

NARITA #259

Inesperadamente, o Japão irrompeu no panorama da actualidade internacional pelos piores motivos. Na tarde de 11 de Março, um sismo de magnitude 8.9 na escala de Richter abateu-se sobre o arquipélago, originando um tsunami que assolou a costa nordeste. A lama e os destroços arrastados pela água varreram campos e casas; incêndios consumiram bairros inteiros e ameaçam a segurança dos sobreviventes. Nos números que a todo o minuto são actualizados contam-se já mais de um milhar de vítimas, principalmente em Sendai e Fukushima.
Em Narita, aeroporto internacional de Tóquio, os voos estão suspensos mas esta semana, do lado de cá do planeta, na RUC, houve autorização especial para o lançamento de um voo em direcção ao Japão.

Partida do terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!

Na viagem desta semana não se previam grandes turbulências. Começámos por sobrevoar Kushiro, a cidade onde, em 2005, se formaram os Monocism. O duo, constituído por Tomoya Matsuura e Yoshiaki Kitamura, encheu a cabine e o éter na descolagem, com o seu shoegaze, audível em "Tousei".

01. Monocism - Tousei
02. Maikotobranco - Star

Voámos da ilha de Hokkaido para a de Honshu, de Kushiro para Tóquio; no entanto, seguimos com outra banda que também se assume como integrada nas sonoridades shoegaze, os Maikotobranco. Herdeiros japoneses dos My Bloddy Valentine, o quarteto fez-nos regressar a 2008 e ao seu segundo álbum, Star.
Continuando em Honshu e em Tóquio, seguimos com um projecto mais virado para as influências jazz e bossanova. Com Dahlia, passámos por "Hitsugi-Purifyer".

03. Dahlia - Hitsugi-Purifier
04. Misia - Sunny Day

Passagem por Kyushu, mais concretamente por Fukuoka, a cidade natal de Misia. Logo depois voltamos à ilha de Honshu, para receber Trico!, o projecto de Rie Yoshihara, desenhadora e coleccionadora de acordiões e toy pianos. Sobrevoámos Yokohama, escutando "Fine, Cloud, Wet, Shine".

05. Trico! - Fine, Cloud, Wet, Shine
06. Caroline - Pink & Black

Há cinco anos, Caroline Lufkin, decidiu fazer o que, provavelmente, poucos fariam: recusou um lucrativo contrato com uma grande editora e decidiu começar a escrever e gravar as suas próprias canções. Por essa altura, em 2006, foi-nos dado a ouvir Murmurs, um disco desarmante de uma nipónica exilada na América. 2011 vê o seu regresso, amadurecido pela companhia feita entretanto aos Mice Parade. Verdugo Hills é o título do álbum que valeu a Caroline o upgrade de bilhete para a classe executiva. A apresentar este novo disco ficou "Swimmer".

07. Caroline - Swimmer
08. Cokiyu - Mirror Flake

Regressamos ao Japão e a Ehime, na ilha de Shikoku, onde embarcou Yukiko Ito, mestre em musicologia que recorre à tecnologia e informática para criar as suas composições. Em 2007 estreou-se em edições discográficas com Mirror Flake. editado pela Flau.
Entretanto, regressámos a Hokkaido e imprimimos novo ritmo ao voo, com o projecto de Yuki Kawana, teclista da banda Yucca. Começámos a aproximação à pista de aterragem com "Epoch", um dos temas incluídos em Secret Plans Of A Special Artisan.

09. Yuki Kawana - Epoch
10. Trico! - Garnet

Com a aterragem deste voo iminente, ainda houve tempo para um embarque de última hora, e em aparente contradição à aterragem, deixámos mais um tema de Cokiyu, "In The Air". Nós voltaremos para a semana, com mais um itinerário feito inteiramente por coordenadas nipónicas. Até lá, nós por cá, e com o coração todo lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que este voo tenha sido do vosso agrado.

11. Cokiyu - In The Air

Sem comentários: