sábado, março 19, 2011

NARITA #260

Há mais de quatro mil anos que, pelo menos durante um dia no ano, se criou o costume de celebrar os pais. Embora no Japão o dia do pai, Chichi no hi, seja celebrado no terceiro Domingo de Junho, no Narita pegámos na tradição portuguesa e embarcámos neste voo pais, filhos e crianças.

Partida do Terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!

Os primeiros passageiros da noite, Oi Skall Mates, trouxeram com eles o melhor do mundo, as crianças, e a boa disposição do ska.

01. Oi Skall Mates - Kidz Next Skaa
02. Kyah - Crazy Kids

Mais crianças se juntaram a esta viagem, trazidas por um quarteto punk nipónico, as Kyah. Entrada fulgurante de "Crazy Kids", um dos temas incluídos no primeiro álbum das Kyah, Rebel Point. Num voo dedicado à paternidade, continuámos a embarcar crianças e o acompanhante da que se seguiu é um autêntico mestre no que toca a combinar electrónica, pós-rock e música clássica. Directamente para a classe executiva, o novo disco de World's End Girlfriend, Seven Idiots, e a criança dentro dele, "Galaxy Kid 666".

03. World's End Girlfriend - Galaxy Kid 666
04. The Pillows - Super Trampoline School Kid

Num voo dedicado aos pais, as crianças tiveram direito a embarque prioritário. "Super Trampoline School Kid" ajudou os The Pillows a entrar neste voo mais rapidamente, o que deve ter agradado a Yamanaka Sawao e os seus colegas de banda.
De Hokkaido, onde apanhámos os The Pillows, voámos para Tóquio, onde encontrámos mais crianças: "Tokyo Cool Kids" também têm lugar nesta viagem, acompanhados pelo funk carioca japonês da enigmática Tigarah.

05. Tigarah - Tokyo Cool Kids
06. Zyong Head - The Great Man

Os Zyong Head acordaram recentemente de um hiato de quase cinco anos. Da banda conhecida pelo seu hardcore grunge, fomos buscar "The Great Man", título que muitos filhos atribuem aos seus pais e que também dá nome ao segundo mini-álbum desta banda.
Continuando com os epítetos parentais, encontrámos no manifesto de bordo um bastanto longo e, quem sabe, aplicável a alguns pais mais rebeldes: "A man to detain and the woman who leave". Esta é a descrição que nos é fornecida pelos Oshiri Penpenz, uma banda de Osaka, que até já passou por terras lusas.

07. Oshiri Penpenz - A man to detain and the woman who leave
08. Tsu Shi Ma Mi Re - Manhole
09. Velveteen - Father Says

Quando os pais dão conselhos, os fihos, normalmente, seguem-nos: foi o que fizeram os Velveteen, passando nesta viagem com "Father Says".
Pelo meio, Tsu Shi Ma Mi Re, mais uma banda que, na formação, apenas conta com raparigas, passou por este voo com "Manhole".
E já a baixar de altitude, ficou um convite de Kazutoshi Sakurai e do seu projecto Bank Band: venham para a vida das crianças ou, em japonês, "Umare Kuru Kodomo Tachi no Tame ni".

10. Bank Band - Umare Kuru Kodomo Tachi no Tame ni
11. The Golden Cups - Man's Temptation

Parecendo que encontrámos um rasgão no tecido espácio-temporal, fomos transportados até aos anos 60, com uma das mais famosas bandas da altura no Japão, os The Golden Cups, que assinaram o seu bilhete com "Man's Temptation".
Entretanto, ajudando-nos a fazer o caminho de regresso à actualidade, Reiko & Rori Kudo trouxeram também a sua versão paternal, "Father".

12. Reiko & Tori Kido - Father
13. Susumu Yokota - Kodomatachi

Susumu Yokota fez uma chamada de atenção especialmente para as crianças: a aterragem deste voo estava a aproximar-se. Nós voltaremos para a semana, com mais uma viagem directa ao Japão. Até lá, nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que este voo tenha sido do vosso agrado. Para o final, deixámos um dos pais preferidos por todos - o Pai Natal, trazido por Ryuichi Sakamoto. Para todos os pais que acompanharam este voo, Yukai Otousan Dei!

15. Ryuichi Sakamoto - Father Christmas

Sem comentários: