quinta-feira, maio 23, 2013

Exposição: “Um longo Verão no Japão”

A sala da Associação Arte à Parte em Coimbra vai ter patente de 25 de Maio a 15 de Junho uma exposição com o título “Um longo Verão no Japão”, da autoria de Inês Carvalho de Matos.

Juntamente com a exposição vai ser lançado um livro com o mesmo título onde poderemos ver as imagens que Inês Carvalho Matos recolheu durante o trabalho de campo que realizou para o seu projecto de doutoramento. Fica um pequeno extracto do prefácio do livro, escrito pela Professora Maria José Goulão docente na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.



“A Inês esteve no Japão, e de volta a Portugal trouxe com ela as imagens recolhidas durante o trabalho de campo que realizou para o seu projecto de doutoramento, e que são objecto desta exposição. E embora a Inês afirme que não descobriu nada que não estivesse à vista, eu não concordo com ela. Assumindo a sensibilidade de quem se coloca a si mesma num lugar estranho, que é o de estar entre duas culturas (veja-se o delicioso episódio da rapariga japonesa no festival de Kyoto), a Inês tem como ponto de partida a experiência transitória, os objectos banais, o pequeno acontecimento aparentemente anódino, que lhe permitem reflectir sobre o mundo contemporâneo, obrigando-nos a um trabalho de descentramento do olhar, de afastamento de uma visão demasiado subsidiária do etnocentrismo europeu, de questionamento dos actores destes fenómenos”.


Mais informações sobre o livro e a exposição podem ser consultadas na página oficial da exposição no Facebook.

Sem comentários: