sábado, março 29, 2014

NARITA #379

Todas as semanas, a tripulação de Narita levanta voo em direcção ao Japão, com comitivas de excelência a bordo. Esta semana quisemos contar-vos um pouco sobre uma das companhias com quem nos cruzamos nos céus do Japão e não só: a Japan Airlines.

Partida do terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!



01. Judy and Mary - Sobakasu

Fundada em 1951, a Japan Airlines é actualmente a maior companhia aérea da Ásia, mas começou por fazer rotas domésticas. Inicialmente, a frota da companhia consistia em poucos aviões arrendados, o que mudou quando, em Setembro de 1952, o primeiro Douglas DC-4 chegou ao aeroporto internacional de Tóquio, com o nome de baptismo de Takachiho. Recordando os primeiros anos de aviação, levantámos voo com passageiros cuja primeira letra do nome coincide com o código da companhia, como é o caso de Judy and Mary e de Janne Da Arc.

02. Janne Da Arc - Furimukeba...
03. Jazztronic – Things We Like

A actual frota da Japan Airlines conta com mais de 200 aeronaves, entre Airbus, Boeing, Embraer e McDonnel Douglas, estes últimos essencialmente usados nas rotas domésticas. Se o logotipo da companhia, o tsurumaru ou cisne dentro de um círculo, sofreu pequenas alterações ao longo do tempo, já alguns doa aviões conheceram autênticas transformações na sua pintura, sendo bastantes os casos de decoração especial para promover programas de televisão, bandas ou causas mais nobres como o turismo no Japão. Sempre presente, no entanto, é a inscrição que representa uma das preocupações da Japan Arilines: a companhia apoia a UNICEF e todos os seus aviões o constatam. Entre as muitas decorações exóticas, existe uma linha em particular que merece destaque, a da JALways, a operadora de voos charter que decorou os aviões que viajam essencialmente para resorts no Hawaii, Oceania e Sudeste Asiático com motivos tropicais e a inscrição Reso’cha, uma aglutinação de Resort Charters. Entrámos numa destas aeronaves e passámos ao A, já que os passageiros seguintes eram nem mais, nem menos, que A Hundred Birds.

04. A Hundred Birds - In The Sky (feat. Ten)

No começo da vida da Japan Airlines, as principais rotas de operação eram domésticas, com voos diários de ida e volta entre Tóquio e Sapporo, Tóquio e Fukuoka (com passagem por Osaka) e Tóquio e Osaka, esta última a ligação mais frequente com 3 viagens diárias. Actualmente, há um total de 59 destinos no Japão para onde podem voar nesta companhia, com rotas dentro e entre ilhas que permitem aos passageiros chegar a praticamente todos os cantos do arquipélago. Já nas rotas internacionais, as opções também são diversas. Para que possam ficar com uma pequena ideia, de Narita a Japan Airlines voa directamente para mais de 30 destinos, entre o continente europeu, americano e, claro, os vizinhos países da Ásia e Oceania.
Não foi, no entanto, preciso voar entre destinos para juntar as passageiras que se seguiram. De cidades bem próximas chegaram Ami Suzuki e as Buffalo Daughters, a fazer jus ao A, letra intermédia do código da Japan Airlines.

05. Ami Suzuki with Buffalo Daughter - God Luna
06. Advantage Lucy - Oolt Cloud
07. Apnea – Night Landing

Se já referimos que existem aviões da Japan Airlines com decoração alusiva a programas de TV, o reverso também é verdade e é habitual ver a companhia como cenário em séries televisivas. Quase sempre são dramas em torno da vida das hospedeiras, sendo as mais famosas a série Attention Please, criada nos anos 70 e retomada em 2006 e a muito popular Stewardess Monogatari dos anos 80. Já que falamos de entretenimento, aproveitámos para experimentar o MAGIC, o sistema audiovisual a bordo que permite usufruir dos mais recentes filmes e vídeos, jogos e programas áudio. Procurámos no menu e encontrámos a última letra do código da Japan Ailines, o L de Les Cappucino.

08. Les Cappuccino - Move Move Move
09. Lillies and Remains - Human Intellect

Para além do apoio à UNICEF, a Japan Airlines também tem tido um papel importante no apoio interno. Um dos mais recentes projectos de cooperação e solidariedade está relacionado com o grande terramoto que em 2011 atingiu a costa de Tōhoku. Imediatamente após a catástrofe, a companhia colocou à disposição as suas aeronaves para transporte de passageiros mas também de carga, essencial para ajudar os sobreviventes. No entanto, a ajuda não se esgotou neste auxílio imediato, tendo sido colocados em acção no terreno vários projectos para ajudar à recuperação da área devastada, como o projecto do algodão. Sendo uma planta resistente à salinidade, que actualmente limita o uso do solo na área afectada pelo tsunami, o seu cultivo e aproveitamento tem sido apoiado e incentivado, numa tentativa de ajudar a economia local, retomando a agricultura e o emprego na região.
A ajuda foi o mote para o final da nossa viagem. A hora de chegada foi a prevista, já que estávamos a bordo de uma aeronave da companhia mais pontual do mundo. Voltamos a voar na próxima semana, Sábado, depois das 21h. Até lá, nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que a viagem desta semana tenha sido do vosso agrado.
Para o final de viagem e consequente aterragem, a prometida ajuda: Help, a cargo de Love Psychedelico, que fecham o código da Japan Airlines – JAL.

10. Love Psychedelico - Help!
11. Lullatone - Tiny Glaciers

NARITA #379 by Ogata Tetsuo on Mixcloud

Sem comentários: