sábado, setembro 20, 2014

NARITA #400

Pelo hemisfério Norte, os dias começam a encurtar cada vez mais, sinal de regresso ao trabalho e às aulas. Em conformidade, a equipa de bordo transformou esta semana a cabine em veículo escolar e convidou para um passeio até aos bancos de escola, com certeza de chegar antes do toque de entrada e sem falta de material.

Partida do Terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!

No início desta viagem, como no de qualquer ano lectivo, quisemos estabelecer algumas regras. Nesta aeronave não são tolerados atrasos, mau comportamento ou plágio; no entanto, cópias ou adaptações autorizadas são bem vindas e foi exactamente com uma que iniciámos esta viagem. O original pertence aos Yellow Magic Orchestra, de quem os School Food Punishment parecem ter sido bons alunos: descolagem ao som de 君に、胸キュン。-浮気なヴァカンス-.

01. School Food Punishment - 君に、胸キュン。-浮気なヴァカンス-

Já no ar, era tempo de ganhar altitude e aproveitar a nossa cabine transformada em centro educacional. Continuámos a embarcar passageiros provenientes de um país em que a taxa de literacia ronda os 99%, pelo que não houve problemas na leitura dos cartões de embarque. Passageiros frequentes com múltiplas viagens garantidas pelas suas duas décadas de carreira, sentaram-se os Cali≠Gari, que nos pintaram uma School Scene digna dos melhores colégios de Ibaraki.

02. Cali≠Gari – School Scene
03. Mummy The Peepshow – School Girl Pop

Parece ser algo em mudança no sistema educativo japonês, mas o facto é que muitos dos colégios privados do país ainda funcionam em regime de ensino separado, ou seja, havendo turmas apenas de rapazes e outras apenas de raparigas. Pelo contrário, nas salas e pátios das escolas públicas a mistura entre os dois géneros é regra geral. Tínhamos acabado de embarcar o garage noise punk das meninas Mummy The Peepshow, pelo que os passageiros seguintes representaram os alunos do sexo masculino: e foi exactamente a um colégio britânico apenas para rapazes que os Abingdon Boys School foram buscar o nome. Apresentaram-se nesta viagem como bons alunos, mesmo que We Are, o tema que traziam na bagagem, distraia muitos outros alunos quando escutado como genérico do jogo de vídeo Sengoku Basara.

04. Abingdon Boys School – We Are
05. The Back Horn - ブランクページ

Para muitos alunos, a melhor parte de regressar à escola é a estreia do material escolar novo. Os The Back Horn providenciaram essas páginas em branco mas, quando a viagem já ia quase a meio, foi altura de começarmos a preenchê-las. Temida por muitos mas adorada por alguns, a matemática não assusta de todo passageiro que se seguiu: números e equações debitadas por Effe, autênticos polinómios de música electrónica, numa espécie de introdução à Algebra.

06. Effe – Algebra
07. Polysics – Number Zero

Dos números às letras é um pequeno salto – e nesta viagem não quisemos que a vossa educação ficasse a meio. Passámos pois à parte da leitura, ou melhor, da declamação. Prontas a rimar estavam as Lyrical School, um grupo de hip-hop no feminino que tentou ensinar uma ou duas coisas aos ouvintes de Narita.

08. Lyrical School – リボンをきゅっと
09. Tricot – Fleming

Uma aula quase complete, a que as Tricot deram: não só aprendemos lavores como ainda o fizemos com os olhos postos em Alexander Fleming, descobridor da lisozima e da penicilina, ao som do math rock vindo de Quioto. Uma aula polivalente, que nos aproximou da pista de aterragem – começámos a baixar de altitude, mesmo continuando as batidas por minuto aceleradas. Os Dreams Come True, ou, como os fãs lhes chamam, Dorikamu, há muito deixaram os bancos de escola mas isso não os impediu de cantar a sua despedida a essa fase da vida.

10. Dreams Come True - Good Bye My School Days
11. Lullatone - Falling Asleep With A Book On Your Chest

Adormecer com um livro sobre o peito acontece a muitos e, fora do ambiente escolar, pode ser bastante agradável. Mesmo que esta tenha sido a inspiração para os Lullatone, esperamos que aos nossos passageiros em idade lectiva tal não ocorra dentro da sala de aula. Entretanto, o toque de saída estava quase a fazer-se ouvir na cabine e, por isso, pedimos que fechassem os vossos cadernos e livros e se preparassem para a aterragem. A hora de chegada foi próxima da prevista, não havendo necessidade de prolongamento lectivo. Voltamos a embarcar na próxima semana, Sábado, às 21h. Até lá, nós por cá e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham gostado desta viagem educativa. Tempo de aproveitar o tempo fora da escola, como o fez a banda de Susumu Hirasawa – foram os Shun quem nos acompanhou na aproximação à pista, com o muito adequado After School.

12. Shun – After School

Para não se esquecerem da aula de hoje fica aqui a revisão da matéria dada:

Cloudcasts by Ogata Tetsuo on Mixcloud

Sem comentários: